PROJETOS


O trabalho com projetos educacionais facilita a atividade coletiva e cooperativa, oportunizando ao aluno vivenciar múltiplas relações reais para firmar-se como sujeito.

Essas ações permitem que a criança construa e dê sentido à sua imaginação, já que criam situações de vivência por meio da prática.

Para desenvolver os projetos, o planejamento é essencial, pois esta é a ferramenta que direciona e propõe os objetivos a serem alcançados. É desenvolvido e discutido entre os envolvidos, requer investimento (principalmente de tempo) e dedicação, pesquisa, estudo, etc. E quando necessário, poderá sofrer adaptações e ser reestruturado no decorrer da sua construção ou aplicação para se adequar as necessidades dos participantes.

O trabalho com projeto oferece inúmeros benefícios para a comunidade escolar: aumenta a participação dos alunos, reduz a evasão escolar, estimula a capacidade de aprendizagem cooperativa e melhora o desempenho escolar.

O estudante encontra em si motivação para criar e se envolver autonomamente com atividades criativas e elaborar algo seu; aprende a tomar decisões, praticando o que aprendeu em aula.

Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando suas competências por meio das diversas áreas de conhecimento, fomentando a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.

Propicia também uma avaliação processual do progresso escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apoia em normas e regras rígidas.
É pensando nestas questões que a E.M.E.B. Armando Dias desenvolve em seu cotidiano com os alunos diversos projetos que fortalecem o envolvimento e aprendizado da comunidade escolar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FANTOCHES

Claudia Franco da Silva Pinto T.A.E. Multimeios Didáticos